.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Obras - Segunda-feira, 16 de Março de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Estiagem provoca consumo diário de um milhão de litros de água em Pejuçara

Estiagem provoca consumo diário de um milhão de litros de água em Pejuçara


Estiagem provoca consumo diário de um milhão de litros de água em Pejuçara

Estiagem provoca consumo diário de um milhão de litros de água em Pejuçara

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul, além das perdas econômicas nas lavouras de verão, começa a ter reflexos diretos para a população. Na última semana, tendo em vista a falta de chuvas no município e em toda a região que circunda as delimitações geográficas de Pejuçara, houve a necessidade de intervenção da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico nas localidades de Passo dos Ingleses,  Belizário e Marmeleiro em cinco propriedades rurais.

Segundo o secretário da agricultura Irineu Pereira, as equipes da pasta com apoio da Secretaria de Obras atuaram no sentido de aumentar os reservatórios de água, proceder a limpeza de valetas propiciando melhor escoamento da água e a retenção de vazamentos. “Trabalhamos nestas propriedades para garantir o abastecimento de água para os animais”, disse Irineu Pereira.

O tema, foi um dos assuntos tratados na reunião desta segunda-feira(16), uma vez que além das perdas nas lavouras já há reflexos provocados pela falta de chuvas em outros setores. Os técnicos presentes no encontro relataram ao prefeito Eduardo Buzzatti e ao secretário de agricultura que a situação das lavouras se agravou bastante. Segundo eles, as cargas que estão chegando as cooperativas estão pesando 20% menos do que o normal devido a qualidade dos grãos. Há relatos de que as sementeiras também terão problemas devido ao recebimento de grãos verdes sendo que o dano econômico se elevou devido a quebra na produção da safra.

Estiagem provoca consumo diário de um milhão de litros de água em Pejuçara

O representante da Corsan Giorgio Mastella, também convidado para a reunião, destacou que em relação ao consumo humano Pejuçara ainda não registrava problemas devido ao abastecimento oriundo de poços artesianos e não de água captada de rios como em outros municípios da região. Ele relatou que nos últimos dias, em função do forte calor, o consumo aumentou para cerca de um milhão de litros de água por dia em Pejuçara ressaltando que como a produção de água da Corsan local se assemelha a este consumo, pelo menos por hora, esta questão está sob controle. Giorgio Mastella alertou, no entanto, que se a chuva não vier, e o consumo continuar elevado, poderá ocorrer falta nos próximos dias reiterando a necessidade de “prudência no consumo de água por parte da comunidade pejuçarense”. O nível de afluentes como o do rio Cambará(foto ao lado) tem baixado sensivelmente nos últimos dias.

O prefeito Eduardo Buzzatti lembrou aos presentes que um fator predominante para o decreto de emergência em função da estiagem é os reflexos para o consumo e saúde humana e neste sentido ouviu do responsável pela Defesa Civil do município Oneide Gelatti que neste sentido, Pejuçara ainda não atinge os requisitos mínimos para editar o Decreto.  

Ficou acordado no encontro da manhã de hoje em dependências do Sindicato Rural que a Administração Municipal, técnicos da Emater, representantes das empresas do segmento agropecuário e a assessoria jurídica do município elaborarão um documento oficial com o relato dos danos econômicos para o município para ser avaliado numa próxima reunião a ser realizada ainda nesta semana. “Nós precisamos agir com transparência e responsabilidade e neste sentido preciso que nossa decisão atenda aos interesses da coletividade”, disse Buzzatti.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


248 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.