Obras - Sexta-feira, 06 de Março de 2020

Audiências em Brasília resultarão na destinação de quase R$ 1 milhão em emendas para Pejuçara

Audiências em Brasília resultarão na destinação de quase 1 milhão em emendas para Pejuçara

Buzzatti ao lado do Diretor de Programas do Ministério da Saúde Djedah Lisboa e sua assessoria técnica

O prefeito Eduardo Buzzatti retomou suas atividades no Centro Administrativo Municipal nesta sexta-feira(6) depois de uma semana de intenso trabalho em Brasília. Cumprindo uma série de compromissos previamente agendados na capital federal, o gestor municipal visitou ministérios, conversou com senadores e articulou para Pejuçara quase R$ 1 milhão em recursos, que serão destinados através de emendas parlamentares.

Ao retomar os trabalhos na prefeitura Buzzatti disse que a viagem “foi super proveitosa, pois vários encaminhamentos foram feitos e resultarão em recursos para a realização de vários projetos no município”. De acordo com ele, o ponto alto da incursão foi a audiência mantida com o Ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni. Neste encontro ficou definido que nos próximos dias um oficio será encaminhado pelo município solicitando um veículo para a Secretaria de Assistência Social. Também será encaminhado oficio a Secretaria Nacional dos Esportes, vinculada ao Ministério da Cidadania solicitando a destinação de R$ 250 mil para investimento em programas a serem definidos pelo município.

O Chefe do Executivo pejuçarense também esteve no gabinete do Deputado Federal Pedro Westphalen onde junto ao assessor parlamentar Marcelo Machado assinou documento cadastrando os R$ 50 mil que o Deputado havia encaminhado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae) de Pejuçara. “O Deputado Westphalen já havia encaminhado este recurso, mas faltava a assinatura do prefeito. Agora este valor virá para o Fundo Municipal de Assistência Social para posteriormente ser repassado a Apae através de um convênio de parceria a ser celebrado”, explicou o mandatário municipal.

Seguindo as visitas a parlamentares federais integrantes da bancada gaúcha, Eduardo Buzzatti também esteve com os deputados Nereu Crispim e Marcelo Brum. Com Nereu Crispim o prefeito confirmou, através de oficio recebido, a destinação de R$ 100 mil para Pejuçara, recurso que será utilizado para o custeio na área da saúde. Já o Deputado Marcelo Brum, segundo o gestor municipal, se comprometeu em duas frentes. Deverá indicar emenda parlamentar de R$ 250 mil que poderão ser utilizados para a saúde ou para obras infraestruturais de pavimentação e ainda outros R$ 150 mil para recuperação do pórtico do trevo nas rodovias BR-158 e ERS-553 saída para Cruz Alta. “Neste caso em específico o município deverá encaminhar projeto para que haja uma emenda extra orçamentária junto ao Ministério do Turismo, o que deveremos fazer nos próximos dias”, explicou Buzzatti.

No gabinete do Deputado Federal Luiz Carlos Heinze o prefeito Buzzatti teve confirmada a informação que já havia sido comunicada ao Partido Progressista de Pejuçara. O parlamentar, através de emenda, destinou ao município o valor de R$ 150 mil para aplicação em projetos que contemplem a agricultura.

O prefeito Eduardo Buzzatti esteve ainda com os deputados Márcio Biolchi e Jerônimo Goergen. Nas audiências os parlamentares federais reafirmaram seus compromissos em continuar trabalhando em prol de projetos que beneficiem a população de Pejuçara. No entanto, Buzzatti lembrou que o assunto que mais demandou tempo está ligado à saúde. Ele disse que no Ministério da Saúde conversou com o diretor de programas Djedah Lisboa e toda sua assessoria técnica. Em pauta, a busca de recurso para aquisição de um aparelho de endoscopia e colonoscopia a ser repassado em comodato ao Hospital Rio Branco de Pejuçara. “No Ministério da Saúde está em análise a nossa solicitação de recursos, através de emendas parlamentares para a aquisição deste equipamento e fomos informados que a definição de disponibilização do dinheiro deverá ocorrer em breve”, comentou.