Obras - Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020

Prefeito acompanha andamento de projetos de Pejuçara e assina convênio em prol do Hospital Rio Branco

Em agenda na Capital Gaúcha, o prefeito Eduardo Buzzatti acompanhou nesta semana o andamento de processos protocolados em 2018 e 2019 e assinou convênio beneficiando a Associação Hospitalar Rio Branco. Após acompanhar a posse do novo presidente da Assembleia Legislativa Gaúcha o prefeito esteve no Palácio Piratini onde ocorreu novo evento para assinatura de convênios entre o Governo do Estado e municípios beneficiando os hospitais.

No caso de Pejuçara, o prefeito havia sido convidado pelo governo do Estado e através de procuração tendo em vista compromissos do presidente da Associação Hospitalar Rio Branco Paulo Sérgio Daruí Oberto, assinou o termo aditivo para execução de serviços de assistência médico hospitalar com destinação de recursos para o Hospital Rio Branco. O termo aditivo assinado pelo prefeito tem por objeto a inclusão da cláusula décima sexta do recurso proveniente de incremento temporário ao custeio no contrato 223/2016 prevendo transferência financeira de R$ 5.000,00 pelo Fundo Nacional da Saúde ao Fundo Estadual da Saúde em Parcela única para repasse a instituição de saúde pejuçarense. O ato foi acompanhado pela secretária estadual da saúde Arita Bergmann.

O Chefe do Executivo esteve também na secretaria de obras e habitação do Estado para verificar o andamento de solicitação para abertura de poço artesiano a ser feito pela Corsan junto o Parque de Exposições. O pedido, segundo o prefeito está em análise para posterior deliberação. Na gerência regional da Agencia Nacional de Mineração do Rio Grande do Sul verificou dois processos de liberação de pedreiras. Uma localizada em Linha Macúglia e outra em Linha Belizario. “Este pedido foi protocolado em novembro de 2019 e segue sendo analisado pelo departamento técnico da gerência regional”, justificou o prefeito Buzzatti.

O prefeito também esteve no Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem(Daer) onde com o Chefe de Gabinete Pablo Teixeira verificou a possibilidade de continuidade das obras de calçamento de seis quadras em Pejuçara. Esta obra, lembrou Buzzatti, já teve a contrapartida total do município na ordem de R$ 100.713,19 para sua realização. No entanto, devido ao atraso dos recursos do Estado, a obra está paralisada momentaneamente. Durante a reunião, o Daer sugeriu que o município desse sequência com recursos próprios para que posteriormente fosse ressarcido pelo Departamento. Até o momento o empreendimento infraestrutural tem 24% de seu total concluído e o prefeito Eduardo Buzzatti destacou que iria fazer uma programação para verificar o fluxo de caixa e ver a viabilidade de andamento da ação com recursos próprios. “É uma obra importante, por isso estamos considerando a possibilidade de colocar mais recursos próprios para que tenha continuidade. Como o Daer repõe os valores a partir da realização de 40% da obra, vamos estudar fazer o adendo de cerca de R$ 150 mil para que possamos encaminhar a conclusão deste projeto que beneficia os bairros de nossa cidade”, lembrou.

O gestor municipal esteve ainda com o deputado Rodrigo Lorenzoni(DEM) onde solicitou apoio do parlamentar no sentido de que agendasse audiências em Brasília nos dias 2 e 5 de março com o Ministro Onyx Lorenzoni, chefe da Casa Civil e com o Secretário Executivo da Atenção Primária Erno Heinzen. A intenção da audiência é solicitar a celeridade ao pedido formulado em outubro de 2019 que visa a utilização de recursos de emendas disponíveis para aquisição de um equipamento de ecografia que seria repassado em comodato ao Hospital Rio Branco de Pejuçara. Ao deputado Rodrigo Lorenzoni o prefeito Buzzatti pediu também apoio no sentido da liberação de recurso da Consulta Popular 2018/19 na ordem de R$ 60 mil para aquisição de mais um veículo para a saúde. O gestor municipal foi informado pelo parlamentar que o empenho está liquidado aguardando apenas a autorização para pagamento, o que deverá ocorrer até meados de março deste ano. O encontro com Rodrigo Lorenzoni foi acompanhado pelo Coordenador da bancada do Democratas Domingos Cunha.