Obras - Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2020

Prefeito declara Festa da Uva e do Trigo Patrimônio Cultural do Município.

Prefeito declara Festa da Uva e do Trigo patrimônio Cultural do Município.

A Festa da Uva e do Trigo de Pejuçara que em 2020 vai para sua 68º edição foi declarada pelo prefeito Eduardo Buzzatti Patrimônio Cultural Imaterial do Município. Ato de assinatura da Lei Municipal nº 2.075 de 31 de dezembro de 2019 foi realizado na manhã desta sexta-feira(3) no Gabinete do Chefe do Executivo Municipal.

Durante o ato o gestor explicou que em junho de 2019 foi elaborada uma legislação que dispunha sobre a proteção do patrimônio histórico e cultural do município sendo de competência do executivo viabilizar a inscrição deste patrimônio em livros – documentando a história dos festejos da Festa da Uva. Destacou ainda que a legislação tinha ainda o embasamento e a aprovação do Conselho Municipal de Cultural que fez um parecer favorável a elaboração do Projeto de Lei para transformar a Festa da Uva em patrimônio cultural do município.

Prefeito declara Festa da Uva e do Trigo patrimônio Cultural do Município.

Eduardo Buzzatti lembrou que a legislação prevê que a inscrição do patrimônio seja constituída das manifestações artísticas e culturais e todos os bens materiais e imateriais do município, sendo a Festa da Uva e do Trigo uma manifestação cultural do município de Pejuçara.

“A própria criação, emancipação política de Pejuçara com a sua história e estrutura, a memória dos grupos étnicos, formas de expressão cultural, construção arquitetônica, o paisagismo artístico, o acervo bibliotecário, o modo de vida da população e as manifestações populares e folclóricas do município são manifestações culturais que fazem parte deste patrimônio”, lembrou o prefeito.

Eduardo Buzzatti disse que transformar a Festa da Uva e do Trigo em patrimônio cultural e histórico do município decorre do fato de os festejos alcançarem de forma ininterrupta sua 68ª edição sendo a mais antiga do Brasil. “É uma Lei simples, mas que tem um valor histórico e cultural de extrema importância. É para ficar marcado na história de Pejuçara”, disse.

A Coordenadora de Cultura no município Cleonice Villani disse que será feito um registro histórico com abertura do livro de registro que contará a história da festa. Ficará documentado seu modo de realização para que isso seja seguido nos próximos anos. “Conversamos com o Conselho de Cultura e faremos constar em documento toda a história de como a festa começou, como continuou sendo feita e como ela é realizada atualmente para que a tradição, a sua essência seja mantida, respeitadas as devidas adequações do passar dos anos”, lembrou Cleonice Villani.

Prefeito declara Festa da Uva e do Trigo patrimônio Cultural do Município.

O Padre Aldecir Corazza, pároco da Igreja São José de Pejuçara agradeceu ao prefeito pela iniciativa, destacou a necessária continuidade da parceria entre a entidade religiosa e a Administração Municipal para que os festejos continuem sendo realizados e a tradição seja mantida. “Agradecemos a distinção dada a Festa da Uva. Vamos trabalhar e buscar envolver cada vez mais a comunidade para que os festejos fiquem ainda mais atrativos a população regional. Sobre os registros históricos, tenho a certeza que com a contribuição de todos, faremos um grande trabalho que servirá para nortear ações da atual geração e das gerações futuras que vierem a assumir a realização dos festejos da Festa da Uva e do Trigo de Pejuçara.

Participaram do ato, o vice-prefeito Marcos Villani,  integrantes do Conselho Paroquial da Igreja São José Laerte Villani, Setembrino da Silva, Naude Mantovani da Silva, Décio Basso e Sandro Lucas Mantovani, Henri Villani, a Presidente do Conselho da Cultura Andiara Didoné, os Secretários Airton Zamberlan de governo, Irineu Pereira de Agricultura, Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe da educação, Caroline Mastella da fazenda e Patrícia Schuh da administração, o procurador jurídico do município Fábio Gianluppi e o assessor jurídico Gregory Zuffo e as integrantes da chefia de gabinete Elisabete Maffini e Sandra Zambon.

Prefeito declara Festa da Uva e do Trigo patrimônio Cultural do Município.

Acesse a Lei Municipal Nº 2.075 de 31 de dezembro de 2019.