Cultura - Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019

Pejuçara é contemplada por Programa Federal e se torna "Cidade Amiga dos Idosos"

Pejuçara é contemplada por Programa Federal e se torna

A Administração Municipal de Pejuçara recebeu com alegria a noticia de contemplação do município no Programa Vida Saudável do Governo Federal na modalidade estratégia Brasil amigo da pessoa idosa.

A divulgação do resultado preliminar se deu nesta semana através da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano da Secretaria Especial de Desenvolvimento Socia do Ministério da Cidadania. O Edital nº 14/2019 tinha por objetivo selecionar municípios que aderiram à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, interessados em implantar e desenvolver núcleos do Programa Vida Saudável e indicar a quantidade de Kits com materiais para a realização de atividades físicas, esportivas, cognitivas e culturais.

Em todo o Brasil foram selecionados 301 municípios e no Rio Grande do Sul apenas 12, dentre os quais, o município de Pejuçara. O município foi contemplado com um kit que contem 45 tapetes fitness, 30 cordas para ginástica, 30 extensores elásticos, 10 escadas de chão para treinamento funcional, 30 mini cones, 12 petecas, 20 jogos de Xadrez e Damas, 15 jogos de Dominó, 15 jogos de baralho, uma caixa de som e um banner, totalizando 208 itens no kit.

Para o recebimento dos Kits os municípios selecionados deverão apresentar proposta de trabalho e documentos obrigatórios, bem como, participar das capacitações voltadas aos profissionais envolvidos no Programa Vida Saudável.

O prefeito Eduardo Buzzatti, ao falar sobre a boa notícia aos idosos,  destacou que a contemplação do município de Pejuçara é a coroação de um trabalho que começou a alguns meses atrás, através da Secretaria de Assistência Social. Lembrou que o município é o único na região contemplado pelo programa do Governo Federal e ressaltou: “Com a contemplação neste programa, Pejuçara se torna Cidade Amiga dos Idosos o que é um marco para o nosso município a nível regional e estadual. São essas pequenas coisas que conseguimos através do trabalho diário que se tornam um grande marco para nossa cidade e nossa administração.