.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Obras - Terça-feira, 19 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara


Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

A Administração Municipal de Pejuçara, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Departamento de Cultura e Turismo, inaugurou na manhã desta terça-feira(19) o novo espaço de funcionamento da Biblioteca Pública Machado de Assis. Localizada na Avenida Antonio Alves Ramos -1240 no prédio do antigo casarão, o novo espaço de leitura dispõe de um variado acervo, além de espaço web e uma sala ornamentada para contação de histórias. A ideia de locação do local que foi totalmente revitalizado veio no sentido de promover maior espaço para os usuários da biblioteca e também torná-lo único, já que até então a biblioteca funcionava junto ao Museu Marcos Bresolin.

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

O prefeito Eduardo Buzzatti que está em período de férias esteve na inauguração e disse que além de trazer a biblioteca para um espaço central de maior movimento e de mais fácil acesso das pessoas, a Administração com a locação do prédio, contribuiu  para a preservação de um patrimônio histórico de Pejuçara, já que o casarão tem sua construção datada de 1942. Destacou ainda o trabalho desenvolvido por todas as secretarias, em especial a de governo de Airton Zamberlan que teve papel fundamental na busca e na locação do local. “Isso é um trabalho de equipe, e se não for assim, em equipe, as coisas não funcionam”, salientou. Eduardo Buzzatti ainda lembrou que com o advento do novo espaço da biblioteca, a estrutura do museu Marcos Bresolin também deverá melhorar com a readequação e reorganização daquele espaço. “Ou seja, estamos valorizando de maneira enfática com esta ação de governo, a Cultura e a Educação em nosso município”, afirmou.

A inauguração do novo espaço para Biblioteca Pública Machado de Assis é uma meta de governo que agora se concretiza, e justamente no ano em que o espaço literário completou 50 anos no último dia 5 de setembro. A professora Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, secretária de educação, destacou a importância da revitalização especialmente pela meta de ter uma nova biblioteca municipal já em 2013 no inicio da segunda gestão do prefeito Eduardo Buzzatti. “É um espaço central, bem localizado e muito acolhedor. Aqui dentro nós podemos viajar e ir para onde quisermos. A leitura, para além do conhecimento, mexe com o nosso imaginário e estar presenciando o atingimento desta meta, antiga, e uma grande satisfação. Que bom que a Biblioteca Pública ganhou seu espaço próprio num local histórico”, declarou.

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

O prefeito em exercício Marcos Villani disse que o momento era de grande representação para a cultura do município de Pejuçara e também para a educação, já que os alunos da rede pública de ensino serão os grandes beneficiários. Lembrou da alegria que estaria sentido a ex servidora pública Isaura Veneranda Parussolo que atuou por mais de 30 anos na biblioteca municipal, em função do novo espaço dedicado para o acervo.

“Este prédio tem um simbolismo especial para nossa comunidade, por sua arquitetura diferenciada e por sua privilegiada localização central. Isso certamente também irá atrair a comunidade instigando as visitas seja para conhecer, para estudar, ou para pesquisar. É um espaço nobre, adequado que pelo esforço da Administração Municipal do prefeito Eduardo Buzzatti, está agora a disposição da comunidade em geral. Este é mais um marco da nossa Administração”, frisou.

Biblioteca Pública Machado de Assis ganha espaço em prédio histórico de Pejuçara

A Coordenadora de Cultura Cleonice Villani destacou a alegria de poder contar com este novo espaço e reiterou que a partir de agora as parcerias serão preponderantes para que a biblioteca se torne um novo espaço de encontro de estudantes e das pessoas que tenham o gosto pela leitura. “O que era sonho, agora é realidade graças ao trabalho em equipe e a nossa Administração Municipal que sempre entendeu a importância de dispor de um local específico para a biblioteca pública municipal”, disse.

Também participaram do ato de inauguração do novo espaço da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, a Coordenadora bibliotecária Carla Rossoni Souto, a Presidente da Câmara de Vereadores Eliane de Moura Zamberlan, os secretários de Governo Airton Zamberlan, de Administração Patrícia Schuh, da Assistência Social Daiane Macangnan Porn, de Agricultura Irineu Pereira, as diretoras da Escola Municipal Pejuçara Sandra Oliveira e da Emei Maria Schuster Vanusa Zambra Perlin, da Escola Estadual Angelo Furian Graciela Mastella, a Coordenadora do Cepib Silvia Tanaura Belles da Cruz, vereadores, servidores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada, representantes de entidades assistenciais e alunos da rede pública de ensino de Pejuçara. 

Edição: Antonio Brito

Assessoria de Comunicação

319 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.