Obras - Sexta-feira, 08 de Novembro de 2019

Indicada emenda que destina R$ 250 mil para custeio da saúde em Pejuçara

Indicada emenda que prevê construção de piscina térmica em Pejuçara

Deputado faz a entrega do oficio que informa a indicação de emenda ao prefeito em exercício Marcos Villani

O prefeito em exercício Marcos Villani recebeu no Centro Administrativo Municipal nessa quinta-feira o Deputado Federal Pedro Westphalen(PP). O parlamentar que cumpre roteiro pela região veio a Pejuçara para anunciar duas boas notícias.

No início da reunião foi recepcionado por autoridades, vereadores, secretários, representantes da sociedade civil organizada e comunidade em geral que foram até o gabinete do prefeito Eduardo Buzzatti para o encontro. O Chefe do Executivo, que está de férias, esteve presente para dar as boas-vindas ao parlamentar gaúcho e agradecer pela destinação de recursos oriundos de emendas para o município de Pejuçara.

Indicada emenda que prevê construção de piscina térmica em Pejuçara

No encontro Pedro Westphalen anunciou a indicação de duas emendas individuais para Pejuçara encaminhadas junto ao Ministério da Saúde. A primeira versa sobre recurso que poderá ser utilizado para como custeio no orçamento municipal. A demanda já havia sido protocolada em Brasília pelo prefeito Eduardo Buzzatti. O recurso na ordem de R$ 250 mil será gestado pelo município.

A segunda emenda parlamentar versa sobre liberação de recurso para a Associação Hospital Rio Branco. A emenda individual também enviada para o Ministério da Saúde prevê a destinação de R$ 130 mil para a instituição de saúde, o que corresponde a três meses do faturamento total da instituição.

O prefeito em exercício Marcos Villani agradeceu o empenho do Deputado Federal em estar sempre destinando recursos para Pejuçara e reiterou, em nome daqueles que serão beneficiados o compromisso da Administração Municipal em efetivar o investimento, assim que o recurso for liberado.

Indicada emenda que prevê construção de piscina térmica em Pejuçara

No mesmo encontro, as lideranças e comunidade presentes discutiram, a partir da colocação do prefeito Eduardo Buzzatti a Proposta de Emenda à Constituição(PEC) que prevê a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes e que tenham arrecadação própria menor do que 10% do total de sua peça orçamentária anual. “É uma proposta que beira ao ridículo e isso caiu como uma bomba em vários municípios da região. No caso de Pejuçara, temos a segunda maior renda per capita da região da Amuplam e o Sr. Sabe que tudo acontece nos municípios, por isso solicitamos a sua intervenção para que esta proposta não avance”, disse o prefeito.

O Deputado Federal Pedro Westphalen disse que a proposta do governo enviada ao congresso nacional precisa de uma discussão ampla, mas não deverá prosperar tratando de tranquilizar não só a comunidade de Pejuçara, como também os moradores dos demais municípios da região. “É interessante que o governo queira fazer economia, adequar a máquina, mas esta é uma proposta que precisa ser adequada tendo no seu bojo a realidade de cada município”, afirmou.