.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Obras - Sábado, 05 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara

Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara


Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara

Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara

Grupo que atuou na realização do evento posou para foto ao lado do prefeito Buzzatti e Primeira Dama Maria Lúcia

Numa iniciativa da Administração Municipal, através do gabinete da Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti, Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação e Centro de Referência em Assistência Social(Cras), foi realizado neste sábado(5) o tradicional almoço dos idosos em dependências do Salão Paroquial da Igreja São José.

O evento ansiosamente aguardado pela turma dos 60 mais, foi contagiado pela alegria, perseverança e lição de bem viver que cada idoso e idosa demonstrou ao estarem presentes no encontro. A coordenadora do Cras, Raquel Bergolli iniciou o ato saudando as autoridades presentes dentre as quais o prefeito Eduardo Buzzatti, vice prefeito Marcos Villani, a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Eliane de Moura Zamberlan e o Padre Aldecir Corazza pároco da Matriz São José que cedeu o espaço para realização do evento, além de secretários, vereadores, padrinhos dos idosos que seriam integrados ao Grupo Conviver.

Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara

Logo após, através de parceria entre a Administração Municipal, secretarias de Assistência Social, Secretaria da Saúde e Sesc, o grupo de teatro Cultura na Estrada de Soledade apresentou a peça “Ativa Idade”, que passou as cerca de 300 pessoas presentes uma mensagem de otimismo, alegria e enfrentamento aos desafios naturais impostos pelo corpo humano a partir dos 60 anos. A peça teatral interativa mexeu com a sensibilidade e emoção de todos provocando um misto de risos e lagrimas.

O almoço festivo em comemoração à passagem do dia mundial do idoso em 1º de outubro também reservou um momento para a exibição de um vídeo produzido pelo Cras em parceria com a empresa Mariele Fotos que tinha como objeto o trabalho desenvolvido pela Administração Municipal através do Centro de Referência para os idosos integrantes do Grupo Conviver.

O presidente do Conselho Municipal do Idoso Irineu Pereira lembrou que todos os que ali estavam a partir de sua experiência de vida contribuíram de alguma maneira para que vidas existissem e continuassem. “Para sermos idosos tranquilos precisamos ter a grandeza de administrar os desconfortos que o nosso organismo nos impõe a partir dos 60 anos. Ser idoso e é compartilhar sabedoria, é trocar experiências, mas também é viver com alegria, sempre buscando lutar no enfrentamento do dia a dia com saúde e principalmente ao lado dos amigos”, disse Irineu Pereira.

A secretária de assistência social Daiane Macangnan Porn disse que o dia mundial do idoso, em Pejuçara, não é comemorado apenas no dia 1º de outubro, mas sim no mês inteiro e que essa é uma data para que as pessoas se lembrem que a idade irá chegar para todos e com ela muitas dificuldades também. Porém ressaltou que é possível sim envelhecer com qualidade de vida e isso é demonstrado pela vitalidade dos idosos de Pejuçara. “Envelhecer é uma arte e por isso nos devemos tratar este processo com muito respeito, e neste sentido, as politicas públicas relacionadas a terceira idade, instituídas pela Administração Municipal, são extremamente importantes na sociedade em que vivemos pois elas contribuem para a garantia dos direitos já constituídos e também zelam para que vocês tenham um envelhecimento com dignidade”, ressaltou. O dia do idoso é todos os dias, pois é diariamente que ele contribui para a construção histórica da vida em sociedade e por isso vocês merecem ainda mais amor, carinho, cuidado, respeito, consideração e muita compreensão”, concluiu.

Celebração à vida e as amizades no almoço dos Idosos de Pejuçara

O prefeito Eduardo Buzzatti em seu pronunciamento destacou que na administração pública há sempre o aval das construções e obras que são feitas, porém, disse se orgulhar muito de em 2016 mandar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores para instituir o Conselho Municipal do Idoso, órgão que atualmente faz com que as politicas públicas possam ser usufruídas pelos idosos. O prefeito disse estar feliz por poder estar mais um ano comemorando o dia do idoso em Pejuçara e essa felicidade precisa ser aproveitada e vivida todos os dias. “Não basta nós sermos felizes, temos que estar felizes e este momento é importante porque aqui estão pessoas pelas quais trabalhamos para que tenham uma melhor qualidade de vida”, destacou.

Eduardo Buzzatti saudou e parabenizou a todos salientando que é preciso avaliar o dia a dia, mas não focar apenas nas dificuldades e problemas existentes porque a melhor coisa da vida é viver e quando se faz isso, deixa-se de lado as coisas que causam danos. Nós precisamos superar as dificuldades com alegria e determinação por que assim estaremos retribuindo a vida que Deus nos deu”, frisou.

Durante o ato foi dado posse aos novos integrantes do Grupo Conviver que é coordenado por Adalgisa Villani e este mesmo grupo posteriormente fez a apresentação de uma música aos presentes acompanhados pelo professor Rodrigo Martins.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação


235 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.