Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019

Prefeito em exercício pede incentivo à produção leiteira de Pejuçara

Fomentar a produção leiteira no município de Pejuçara e promover a geração de renda para os produtores que atuam na área. Este tema esteve em pauta no encontro mantido pelo prefeito em exercício Marcos Villani na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul na última sexta-feira(11).

Villani havia agendado uma audiência com o secretário Luis Antonio Franciscatto Covatti(Dep. Covatti Filho) que assumiu a pasta da agricultura para discutir o tema. No entanto, devido a compromissos previamente agendados, a assessora do secretário, Cristiane Vendrusculo recebeu o prefeito em exercício Marcos Villani que entregou um oficio assinado também pelo presidente da Câmara de Vereadores Valdecir Villani onde solicita apoio e incentivo à produção leiteira no município de Pejuçara e na região.

De acordo com o documento, a bovinocultura de leite está presente na maioria dos municípios  gaúchos gerando emprego e renda no campo e na cidade e, no entanto, as políticas de gestão nesta área não vem satisfazendo aos interesses dos produtores, o que desestimula a produção.

No documento o prefeito em exercício Marcos Villani e o presidente da Câmara de Vereadores Valdecir Villani lembram que os produtores de leite são afetados diretamente pelo ingresso de produtos lácteos importados pelo mercado brasileiro com repercussão negativa nos preços de comercialização do produto nacional e por conseguinte força a indústria nacional a ofertar preços baixos ao produtor no momento da aquisição do leite.

Marcos Villani lembra no oficio que em Pejuçara o leite continua sendo fonte de renda para centenas de famílias de produtores rurais e tem singular importância no desenvolvimento econômico do município, assim como e várias outras cidades gaúchas. A solicitaçãoo entregue a assessoria do secretário da agricultura, pecuária e abastecimento Covatti Filho veio no sentido que dê atenção especial a bovinocultura de leite por também ser uma das principais fontes na composição da renda familiar dos agricultores.