Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 25 de Setembro de 2018

Condesa aprova repasse de equipamento para a agricultura

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário(Condesa) esteve reunido nesta terça-feira(25) no salão nobre do Centro Administrativo Municipal. Conforme o agrônomo da secretaria da agricultura e secretário do Conselho Felipe Oberdorfer, o encontro serviu para que a entidade aprovasse o repasse e utilização pela secretaria da agricultura de uma enfardadeira Express 4030 adquirida pela administração municipal de Pejuçara através de recursos da Consulta Popular de 2015.

A enfardadeira adquirida pelo município pode processar de 400 a 600 fardos de feno por hora com capacidade e eficácia o que contribuirá na agilização do serviço de coleta do alimento para o gado leiteiro. “O investimento é de R$ 63.800,00 para aquisição deste equipamento importante para que os produtores possam preparar e enfardar o alimento para o gado de leite”, lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti.

Condesa aprova repasse de equipamento para a agricultura

O Condesa também aprovou na reunião ordinária o repasse de insumos por parte da administração municipal para o incentivo à produção leiteira. O agrônomo Felipe Oberdorfer disse que a partir da sanção da Lei Municipal nº 1.980 de 21 de setembro de 2018 serão repassados aos pequenos produtores calcário, adubo, gramíneas como Tifton 85 e Jiggs a fim de que haja incremento na produção de pastagem perenes para alimentação do gado de leite.

No mesmo encontro o conselho de desenvolvimento agropecuário também aprovou a relação de produtores rurais que deverão ser beneficiados pelo programa de inseminação artificial de bovinos no município de Pejuçara. A legislação também foi sancionada nesta semana pelo prefeito Eduardo Buzzatti.