Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 19 de Abril de 2016

Lançado o Carimbo Postal alusivo ao Cinquentenário de Pejuçara

A noite da última sexta-feira (15) foi marcada pelo lançamento do Carimbo Postal alusivo aos 50 Anos de emancipação político-administrativa do município de Pejuçara. O evento aconteceu no Centro do Idoso e também é parte do calendário oficial de comemorações ao Cinquentenário, que será no dia 15 de maio.

O ato foi composto por dois momentos: primeiro, a Obliteração e a carimbo dos cartões aos cinco homenageados pela Agência dos Correios e aos congratulados pela Administração Municipal; após, a entrega do Cronograma aos Coordenadores Pedagógicos e estudantes.

Na abertura da solenidade, alunos do Centro Educacional Professora Iara Bergoli (CEPIB) realizaram uma apresentação de Dança Italiana. Após, o momento da obliteração, que contou com as seguintes autoridades: o prefeito Eduardo Buzzatti e primeira-dama Maria Lucia Stella Buzzatti; o vice-prefeito Marcos Villani; o presidente da Câmara de Vereadores, Irineu Zamberlan; Gerente Regional dos Correios, Fabiana Belavér; a Gerente da Agência de Pejuçara Cristina Lutz da Silva e a Coordenadora de Vendas dos Correios Fabiane Lauxen.

Foram homenageados pela Administração Municipal e pelos Correios, cidadãos pejuçarenses que contribuíram para a comunidade ao longo da história de 50 anos de emancipação. A primeira homenageada da noite foi a senhora Maria Daronco Stella, pela importante contribuição como responsável  pelos serviços notoriais e registros ineterruptos até hoje exerce a função de Tabeliã no Cartório de Pejuçara.

O segundo homenageado foi Sr. Raul Bergoli, representando a Empresa Furian Bergoli Indústria e Comércio de cereais Ltda. A empresa iniciou as atividades em 1916 e completa 100 anos de trabalho na área do comércio e indústria em Pejuçara.

Por fim, foi homenageado o professor  Wilson Bronzatti. No dia 13/06/1966 recebeu o convite do então interventor Hildebrando Rodrigues Floriano para atuar como coordenador do Ensino Primário em Pejuçara. Desde então, seguiu carreira pública, contribuindo na instalação de órgãos públicos e como secretário em várias legislaturas.

O carimbo alusivo aos 50 Anos de Pejuçara será utilizado em correspondências oficiais e demais correspondências que circularem pelo município até o dia 15 de maio. Depois deste período, ficará exposto no Museu dos Correios, em Minas Gerais, com uma réplica no Museu do Imigrante Marcos Bresolin, em Pejuçara. Por tratar-se de uma peça filatérica, desperta o desejo de colecionadores. Por este motivo, a Administração, juntamente com a Secretaria de Educação, preparou um cronograma de ações a serem realizadas com a Réplica e com Agência de correios no período de 30 dias de obliteração. O Cronograma foi entregue pela Secretária de Educação, Maria de Lurdes Krabbe, aos coordenadores pedagógicos da Escola Municipal Pejuçara, Escola Estadual Ângelo Furian e Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster.

Programação do Cinquentenário continua

Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Buzzatti destacou o momento especial que a comunidade pejuçarense vive, com uma série de programações que celebram o cinquentenário do município. Buzzatti também reafirmou a importância da parceria com os Correios, que tem contribuído para que a data dos 50 anos seja eternizada e divulgada por todo o Brasil, tanto com o lançamento do Carimbo quanto ao Selo Comemorativo, lançado em dezembro do ano passado.

A programação prevista no calendário de atividades segue em maio, mês dos 50 anos: No próximo dia 5, a Sala do Empreendedor promove em parceria com o Sebrae-RS o I Encontro de Agentes de Desenvolvimento, a partir das 8h30min, no Centro do Idoso. No dia 14, será uma série de atividades: pela manhã, transmissão ao vivo e em rede nacional do programa A Voz do Campo, direto de Pejuçara; ao meio dia, palestra-almoço sobre Agricultura; à noite, a partir das 18h, a gravação do programa Galpão Crioulo especial, no Ginásio de Esportes.

No dia 15 de maio, data de aniversário dos 50 anos, será celebrada a Missa dos 50 Anos, na Igreja Matriz São José. De 19 a 22 de maio, o Sesc realiza o projeto Recrearte no município, e prepara uma série de atrações culturais. O Documentário dos 50 Anos, q já está sendo rodado, será lançado no dia 25 de maio.