Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 10 de Março de 2016

Administração debate o calendário de eventos do cinquentenário pejuçarense

Na noite da última quarta-feira (09) foi realizada uma reunião de trabalho entre todos os setores da administração municipal, convocada pelo prefeito Eduardo Buzzatti, com o objetivo de debater o calendário de eventos do primeiro semestre de 2016, alusivo aos 50 anos de emancipação político-administrativa do município de Pejuçara.

Buzzatti apresentou a programação já definida dos 50 anos e ainda outras ações importantes a serem definidas. A ideia da Administração é que as comemorações do cinquentenário se estendam por todo o ano de 2016, envolvendo toda a população pejuçarense, tanto da área urbana quanto às tradicionais comunidades do interior.

Para o primeiro semestre, ficou definido para o dia 15 de Abril o Lançamento do Carimbo dos Correios alusivo aos 50 anos. O carimbo será usado em correspondências oficiais ou que circularem pelo município. O carimbo ficará disponível de 15 de abril a 15 de maio; após será encaminhado para o Museu dos Correios, em Minas Gerais, bem como uma réplica disponibilizada no Museu Marcos Bresolin.

Já no mês de maio, diversas atividades estão programadas. No dia  5 (quinta-feira), a Sala do Empreendedor promove uma ação de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico Local, com roda de negócios pela manhã (com a participação de empresários e representantes dos municípios da AMUPLAN) e atividades empreendedoras no início da tarde, com local a ser definido.

No dia 14 de maio acontece a já bastante aguardada gravação do Galpão Crioulo Especial dos 50 anos de Pejuçara. Será no Ginásio Municipal, com início às 19h30min, com atrações regionais e estaduais, além de apresentações artísticas (danças) locais. De acordo com representantes do Grupo RBS que estiveram presentes em Pejuçara na parte da manhã, o contato com as atrações musicais indicadas pela Comissão Especial já estão sendo contatadas.

No mesmo dia, pela parte da manhã, será realizada diretamente de Pejuçara a transmissão a vivo do programa A Voz do Campo, programa voltado exclusivamente ao agronegócio e transmitido em cadeia  para mais de trezentos municípios gaúchos, além de Roraima. Após, será realizada uma palestra sobre agricultura (o palestrante será definido nos próximos dias), com almoço especial. Já no domingo (15), a Rádio Progresso de Ijuí transmite o programa Alvorada Festiva.

Dos dias 19 a 22 de maio, o Sesc/RS realiza em Pejuçara uma edição especial do Projeto Recrearte, que promove cultura e entretenimento para diversas comunidades. A programação foi definida pelo departamento de Eventos e já foi enviada para o Sesc. Entre as atrações: Concurso de Redação e Desenho; o retorno do Festival da Canção; Teatro; Passeio Sobre Rodas; Realização de roteiro turístico e lançamento do Museu Virtual. Já no dia 7 de setembro, será realizado o Desfile Temático alusivo aos 50 anos de administração político-administrativa, com participação da Escola Municipal, Escola Ângelo Furian, Emei Maria Schuster e Centro Educacional Professora Iara Bergoli (Cepib).

Nos próximos dias serão definidas diretrizes para o processo de seleção das Soberanas dos 50 anos de Pejuçara, bem como a organização do Baile dos 50 anos e do Jantar Italiano. Ainda em 2016, será lançada a Revista dos 50 anos, que abordará os aspectos históricos da municipalidade pejuçarense. No final do ano, será feito o Memorial do Cinquentenário, reunindo todo o acervo disponível durante todo o período.