Cultura - Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016

COMITÊ DE COMBATE AO AEDES DEFINE AÇÃO COLETIVA NO DIA 24

Neste sábado, o país inteiro estará em combate ao Mosquito que transmite a dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Em Pejuçara, Secretaria da Saúde convida a todos para fazer sua parte e prepara um grande mutirão ainda em fevereiro.

Nesta sexta-feira (12), o Comitê Intersetorial de Combate ao Aedes realizou a primeira reunião do ano. O comitê tem o objetivo de coordenar a implementação de ações educacionais em saúde e mobilização da sociedade no controle e na redução do mosquito Aedes, transmissor da Dengue, Zika Virus e febre chikungunya. Composto por órgãos públicos e membros da sociedade civil organizada, o comitê discutirá na primeira reunião do ano as estratégias intersetoriais que promovam uma melhor eficácia na erradicação do vetor de transmissão do mosquito no município de Pejuçara.

Na reunião ficou definida a ação intensiva de combate ao Aedes da Administração Municipal no dia 24 de Fevereiro, envolvendo todos os setores da sociedade em geral. Entretanto, a secretaria está convidando toda a comunidade para fazer parte da Mobilização Nacional de Combate ao Aedes Aegypti, amanhã, dia 13. Por determinação da presidência da República, 220 mil homens do exército estarão mobilizados em todo o país para conscientizar as pessoas e vistoriar casas, 20 mil no Rio Grande do Sul. Porém, por determinação governamental, o estado terá mais 20 mil agentes da área da saúde e outros 20 mil técnicos de secretarias estaduais e municipais. O convite é para que todos reservem parte do sábado para combater os criadouros, verificando as suas residências e não deixar nenhum ponto de água acumulada.

Foram discutidas também a possibilidade de revisão na legislação municipal como forma de conscientização da população a partir de notificação e multa para quem manter em seus imóveis criadouros do mosquito. Também será feito um resumo dos pontos críticos do município: nos últimos quinze dias, foram colhidos 50 amostras em aproximadamente 30% dos imóveis no perímetro urbano, sendo o bairro Renascer II o ponto mais crítico, além de já ser registrado 30 pontos de reincidência de focos de proliferação do Aedes. A secretaria de Saúde prepara também uma articulação com a educação, pensando ações de conscientização nas escolas do município. Os professores de Pejuçara já têm previsto dois dias de formação específicos sobre o tema.

Um novo trabalho de medição do índice de infestação (LIRAa) no município está previsto para março. A Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza canais de comunicação para dúvidas e participação da população gaúcha, em denúncias de possíveis focos do mosquito. O telefone do disque-denúncia é  0800 645 3305, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min. Maiores informações no site rscontraaedes.ufrgs.br.

Como contribuir no combate ao Aedes?

As ações de combate ao Aedes Aegypti são simples. Cabe ao cidadão mudar seus hábitos e realizá-las periodicamente. Fique atento para as principais recomendações:

- Mantenha tampados tonéis e barris d’agua;
- Faça higiene diária de todos os recipientes utilizados para o armazenamento de água;
- Mantenha a caixa d’agua bem fechada e coloque uma tela no ladrão.
- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;
- Não deixe água acumulada na laje;
Encha os pratinhos dos vasos de plantas com areia, ou lave-os pelo menos uma vez por semana;
- Coloque lixo em sacos plásticos fechados e mantenha a lixeira sempre fechada;
-Garrafas devem ser mantidas com a boca virada para baixo;
- Pneus devem ser acondicionados secos e em locais cobertos;
- Faça manutenção periódica das piscinas e use produtos químicos adequados;
- Não deixe água acumulada em folhas secas e tampas de garrafas;
- Vasos Sanitários, em especial os que estão fora de uso ou de uso eventual, devem ser tampados e verificados periodicamente;
- Limpe a bandeja do ar-condicionado para evitar acúmulo de água;
- Estique bem as lonas usadas para cobrir entulhos, para evitar poças d’água.