Cultura - Quinta-feira, 16 de Julho de 2015

CAFÉ DE NEGÓCIOS COM EMPRESÁRIOS

Sala do Empreendedor mostra os avanços

que foram alcançados nos últimos dois anos

A decisão de empreender e conquistar de clientes foram alguns dos temas discutidos pelo consultor externo Romualdo Francisco da Silva, durante o “Café de Negócios” realizado na manhã desta quarta-feira, dia 15/07, no salão nobre da Prefeitura de Pejuçara. O evento foi promovido pela Sala do Empreendedor, através dos Agentes Locais de Desenvolvimento Luís Afonso Mollmann dos Santos e João Carlos Martin. Estiveram presentes, além do prefeito Eduardo Buzzatti, secretários, assessores e integrantes da Administração Municipal, uma representação do empresariado local, gerentes de instituições financeiras e integrantes de entidades de classe.

O palestrante convidado procurou interagir com o grupo e transformou o encontro numa agradável troca de experiências, provocando os empresários a responder e dar suas opiniões sobre a sua atuação diante das reações do mercado. Para o consultor, sonho e objetivo são as duas coisas que movem o empreendedorismo. Por isso, Romualdo da Silva, afirma que “o empresário tem todo o direito de sonhar, mas tem que estar conectado com o Mundo, para que as mudanças não peguem ele de surpresa”.

Sobre o relacionamento com a clientela, o consultor declarou que “o atendimento com qualidade é o diferencial competitivo”. Até aquele cliente chato que reclama deve ser entendido como um parceiro na melhoria do negócio. “O empresário tem que entender o cliente e manter a fidelidade através da sua satisfação” ensinou Romualdo. Quando acontece a recompra, é sinal de que o cliente fez uma escolha e potencializa o marketing pessoal que é muito simples: indica novos clientes.

EMPREENDEDORISMO LOCAL

O trabalho focado nas empresas locais e no seu desenvolvimento fez parte da apresentação da Sala do Empreendedor, a partir de janeiro de 2013 quando foi instalada até junho/2015, numa parceria entre o SEBRAE/RS e a Prefeitura Municipal. Nestes dois anos e meio de atividade, revelou o agente de desenvolvimento Luís Afonso, se partiu de um quadro de 80 empresas formalizadas para 154, ou seja, muito próximo da sua duplicação.  Nesse tempo, cerca de 400 pessoas foram certificadas e capacitadas, através dos mais diferentes formas de treinamento para a gestão e o trabalho.

Com orientações e o fortalecimento das empresas através da Sala do Empreendedor, foi possível avançar no processo de compras governamentais (entre o Município e o comércio local) que em 2013 envolvia algo em torno de 30 firmas e representava 19% do total, passando para 44 empresas em 2014, e alcançando 32% dos negócios envolvendo licitações. Isso teve como significado, de um ano para o outro, um aumento de 67% no poder de compras com as micro e pequenas empresas, numa clara manifestação de avanço nos fornecedores locais.

Em relação ao programa gaúcho de Microcrédito, a Sala do Empreendedor colaborou na operação e contratação de mais de R$ 50 mil em financiamentos, que foram responsáveis para impulsionar os negócios locais da MPEs. Uma das ações que vem dando um grande retorno é o programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, com 35 professores e 371 alunos envolvidos numa proposta de educação que busca desenvolver o espírito empreendedor e estimular a orientação para os negócios nas novas gerações.  No total, são nove cursos, um para cada ano do Ensino Fundamental, que poderão ser aplicados dentro das disciplinas curriculares.

REATIVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

O prefeito Eduardo Buzzatti disse que a Administração Municipal elegeu desde o início, em 2013, uma estratégia de desenvolvimento econômico tendo como atores principais o comércio e a indústria, independente do seu tamanho. “Se quisermos no inserir no cenário regional precisamos fortalecer nossa economia interna” destacou o prefeito, que já está articulando a reativação da ACI – Associação Comercial e Industrial, como entidade fundamental para liderar esse processo de desenvolvimento local.

Os empresários de Pejuçara estão atualmente conectados e preocupados em dinamizar os seus negócios e, isso, segundo o prefeito Eduardo Buzzatti, oferece um cenário bastante positivo para revitalizar a ACI. Existem diversas ações que precisam ser trabalhadas com a uma visão empreendedora, própria de uma associação de classe empresarial que defenda seus interesses – justifica o prefeito, onde os problemas e desafios sejam enfrentados de forma organizada e representativa por quem pertença a esse segmento. “O Município sempre será uma entidade parceira e incentivadora” garantiu Buzzatti.

CAFÉ DE NEGÓCIOS COM EMPRESÁRIOS